.posts recentes

. O Grupo está em grande

. Relatório do Inquérito:

. Resumo do Projecto “Cidad...

. Lenda da Campa do Preto

. Junta de Freguesia de Gon...

. São Pedro de Avioso

. Junta de Freguesia de Bar...

. Junta de Freguesia de Gem...

. A Freguesia de Avioso San...

. CASTÊLO DA MAIA, a cidade...

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.As Origens do Topónimo Castêlo

A palavra Castêlo deriva da palavra castro, um povoado fortificado situado no cimo de um monte,enquadrado no período da Idade do Bronze Final até aos Romanos. No local hoje designado de Monte de Santo Ovídio, existiu outrora um castro que foi romanizado posteriormente.Apesar de não existirem no local dados arqueológicos concretos, admite-se a sua romanização,devido ao aparecimento de uma necrópole romana na fábrica junto à rotunda da Via Diagonal. O castro Castelense, segundo alguns autores, era um importante ponto estratégico no território dominado pelo Castro de Alvarelhos a Norte.O castro no período medieval é referido num documento de 1048 como castro avenoso e, tal como outros castros, foi sendo progressivamente num castelo. A actual grafia do termo surge no século XX, anteriormente aparecia, em documentos do século XVI, a designação de Castrelejo, diminutivo de Castro. Castrelejo derivou de Castrelo, que por sua vez, originou, Castello (que se lê como em Castelhano). A nossa distinção de Castêlo da Maia e não de Castelo resulta da evolução da palavra Castro >> Castrelo >> Castello >> Castêlo.

.Patrociníos

Farmácia do Castêlo
Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

CASTÊLO DA MAIA, a cidade?!

Para quem não sabe o que é o Castêlo da Maia (e se for esse o caso podem-se sentir uma minoria), é uma vila situada na Área Metropolitana do Porto, mais propriamente a norte da cidade da Maia.

O Castêlo da Maia é uma zona com o relevo ligeiramente acidentado, coberto por, cada vez menores, áreas verdes (não se preocupem, que continuam a existir muitas), que são um excelente “pulmão” para aqueles que estudam, trabalham, residem ou simplesmente vêm usufruir do entretenimento proporcionado pelo Castêlo da Maia. O desporto é um dos meios pelo qual se pode encontrar a diversão pretendida, pois existe muito boas condições para a prática desportiva, podendo optar por diferentes modalidades.

Esta nossa vila tem também muita história e tradição.

A população constituída por idosos e também muitos jovens, forma uma sociedade com diversas culturas, mas muito unida e forte …e já agora que se fala em “forte”, sim tínhamos um, só que foi-se, mas lá ficou a capela onde se dá a festa, e o museu, onde se conta a história.

  
publicado por revolucionariosdocastelo às 12:21
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De A.Silva a 28 de Agosto de 2009 às 12:34
Parabéns!
Sejam atrevidos, provoquem o poder instalado, promovam debates, promovam abaixo assinados...

Querem uma dica: Vejam o cruzamento da Rua de Avioso com a Via Diagonal, para quando o alargamento dessa rua, no Inverno qualquer dia morre um jovem atropelado por um dos milhares dos camiões que por ali passam no final do dia.
Vejam o dinheiro esbanjado na praça a inaugurar em vésperas de eleições.
Vejam que S.Maria de Avioso esteve parado durante quatro anos e as obras recomeçaram a 3 meses das eleições .
De Marco a 28 de Julho de 2009 às 11:49
Bom dia,
ao pesquisar sobre a minha fregusia (sta Maria de Avioso) encontrei este blog, já li alguns "post" e devo dar os parabens pela iniciativa de promover a nossa vila!
De kalo a 3 de Julho de 2009 às 18:39
e não se esqueçam da Tertúlia Castelense um espaço fabuloso
De Rui Silva a 30 de Janeiro de 2008 às 09:34
Concordo completamente com a promoção do Castêlo da Maia a cidade.
No entanto, penso que a população deveria explorar melhor as condições do Castêlo da Maia, pois este tem muito potencial que não é do conhecimento de todos.
Quem sabe se com projectos igual ao vosso, não se consiga passar a "imagem" do Castêlo a toda a população, captando o interesse de todos para esta vila em ascensão .

Os meus comprimentos

Boa Sorte

Comentar post

.E tu?

Na Vila do Castelo da Maia podes praticar estas actividades. Qual delas praticas?
Futebol
Voleibol
Danca
BTT
Mergulho
Musculacao
Andebol
Basquetebol
Desportos de Combate
Natacao
Outros
  
pollcode.com free polls

.O Castêlo da Maia é uma vila portuguesa do concelho da Maia. É integrada pelas freguesias de Barca, Gondim, Gemunde, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso.

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

.Relógio

.links

.Contador