.posts recentes

. O Grupo está em grande

. Relatório do Inquérito:

. Resumo do Projecto “Cidad...

. Lenda da Campa do Preto

. Junta de Freguesia de Gon...

. São Pedro de Avioso

. Junta de Freguesia de Bar...

. Junta de Freguesia de Gem...

. A Freguesia de Avioso San...

. CASTÊLO DA MAIA, a cidade...

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.As Origens do Topónimo Castêlo

A palavra Castêlo deriva da palavra castro, um povoado fortificado situado no cimo de um monte,enquadrado no período da Idade do Bronze Final até aos Romanos. No local hoje designado de Monte de Santo Ovídio, existiu outrora um castro que foi romanizado posteriormente.Apesar de não existirem no local dados arqueológicos concretos, admite-se a sua romanização,devido ao aparecimento de uma necrópole romana na fábrica junto à rotunda da Via Diagonal. O castro Castelense, segundo alguns autores, era um importante ponto estratégico no território dominado pelo Castro de Alvarelhos a Norte.O castro no período medieval é referido num documento de 1048 como castro avenoso e, tal como outros castros, foi sendo progressivamente num castelo. A actual grafia do termo surge no século XX, anteriormente aparecia, em documentos do século XVI, a designação de Castrelejo, diminutivo de Castro. Castrelejo derivou de Castrelo, que por sua vez, originou, Castello (que se lê como em Castelhano). A nossa distinção de Castêlo da Maia e não de Castelo resulta da evolução da palavra Castro >> Castrelo >> Castello >> Castêlo.

.Patrociníos

Farmácia do Castêlo
Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2007

A Freguesia de Avioso Santa Maria

 Avioso (Santa Maria) é uma freguesia do concelho da Maia, no distrito do Porto, em tempos pertença da Vigararia do Mosteiro de Santa Clara do Porto, sendo já importante nos séculos XV e XVI, pois já no novo foral concedido à Maia por D. Manuel I, era esta freguesia mencionada.

Uma das primeiras referências a esta freguesia data de 1014, quando se fala de um "arrugio auenoso", não se sabendo bem ao certo, se se trataria do pequeno curso de água que passa pela freguesia, o Almorode.

No "Rol das Igrejas do Rei", da primeira metade do século XIII, vem designada esta paróquia como Sancta Maria de Aveoso"; nas Inquirições de Afonso III, de 1258, refere-se "Sancte Marie de Avenoso".

O seu orago é, claro, Santa Maria, com invocação a Nossa Senhora da Expectação.

Avioso (S.M) albergou já, na Vila do Castêlo da Maia, a sede e respectivos Paços do concelho até 1902, altura em que foi transferida a administração municipal para o lugar do Picoto, na antiga freguesia de Barreiros, agora denominada Maia. O lugar do "Castêlo" foi elevado a "Vila" em 1986,mas já era assim denominado desde o século anterior.

O edifício dos Paços do Concelho acolheu a Junta de Freguesia e instalações da Escola Primária.

Sabe-se que existiram nesta região, dois ou três castros denominados "da Maia", o que parece ter acontecido no monte de Sto. Ovídio, localizado nesta freguesia. A partir deste castro, poderá também ter assentado um castelo roqueiro, a julgar pela toponímia local e pela situação geográfica e estratégica do monte, pois deles não existem vestígios.

No entanto, o arqueólogo Ferreira de Almeida noticia o aparecimento de moedas romanas no Alto de Santo Ovídio ou do Castêlo, colocando a hipótese de, pelo menos, uma ocupação daquela época.

Avioso – Santa Maria é uma freguesia em que na qual a agricultura continua a existir, embora com muito menor intensidade e produção, sendo esta, quase exclusivamente para consumo próprio. Dizem os mais antigos, que ainda se lembram dos enormes campos de aveia e milho que antigamente compunham a paisagem da freguesia, certamente será a partir deste cereal, a aveia, que terá surgido o topónimo da freguesia, (Avioso avenoso, em 1040 e avenoso em 1258 deriva do latim romântico avena/aveia).

Das outrora predominantes características agrícolas desta freguesia resta o núcleo rural de "Casas de Lavoura", que se encontra muito bem conservado no lugar de Cidadelha.

Mas Avioso (S.M) não era só terra de agricultores, pois aqui funcionaram algumas das mais famosas oficinas de artistas, na arte de " santeiros", cujas origens são hoje praticamente inacessíveis. Especializados em pequenas imagens, de pedra ou de madeira, os "santeiros" de Avioso (S.M), também designados por "imaginários", contribuíram para embelezar alguns dos mais belos templos religiosos do Norte do país.

Trabalhavam o gesso, o barro, a pedra ançã e, mais recentemente, a massa comprimida e a marfinite.

Retratando ídolos da fé em toda a sua expressão e arte, a qualidade das imagens tinha (e ainda tem) grande aceitação em antiquários e relicários nacionais.

A industrialização continua, no entanto, a proliferar e a ocupar o seu espaço geográfico, agora essencialmente urbano, transformando-se no "centro" da Vila do Castêlo da Maia, que é composta, para além desta, pelas freguesias de Avioso (S.Pedro), Barca, Gemunde e Gondim. Avioso (Santa Maria) compreende uma área de 484.6152 Hectares (área corrigida em 2002).

 

publicado por revolucionariosdocastelo às 17:23
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.O Castêlo da Maia é uma vila portuguesa do concelho da Maia. É integrada pelas freguesias de Barca, Gondim, Gemunde, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso.

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

.links