.posts recentes

. O Grupo está em grande

. Relatório do Inquérito:

. Resumo do Projecto “Cidad...

. Lenda da Campa do Preto

. Junta de Freguesia de Gon...

. São Pedro de Avioso

. Junta de Freguesia de Bar...

. Junta de Freguesia de Gem...

. A Freguesia de Avioso San...

. CASTÊLO DA MAIA, a cidade...

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.As Origens do Topónimo Castêlo

A palavra Castêlo deriva da palavra castro, um povoado fortificado situado no cimo de um monte,enquadrado no período da Idade do Bronze Final até aos Romanos. No local hoje designado de Monte de Santo Ovídio, existiu outrora um castro que foi romanizado posteriormente.Apesar de não existirem no local dados arqueológicos concretos, admite-se a sua romanização,devido ao aparecimento de uma necrópole romana na fábrica junto à rotunda da Via Diagonal. O castro Castelense, segundo alguns autores, era um importante ponto estratégico no território dominado pelo Castro de Alvarelhos a Norte.O castro no período medieval é referido num documento de 1048 como castro avenoso e, tal como outros castros, foi sendo progressivamente num castelo. A actual grafia do termo surge no século XX, anteriormente aparecia, em documentos do século XVI, a designação de Castrelejo, diminutivo de Castro. Castrelejo derivou de Castrelo, que por sua vez, originou, Castello (que se lê como em Castelhano). A nossa distinção de Castêlo da Maia e não de Castelo resulta da evolução da palavra Castro >> Castrelo >> Castello >> Castêlo.

.Patrociníos

Farmácia do Castêlo
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008

Junta de Freguesia de Gemunde!

Gemunde é uma das maiores freguesias que se situa a Nordeste do Concelho da Maia, e é limitada a Norte com as Freguesias de Guilhabreu e Mosteiró, localidades do Concelho de Vila do Conde; a Sul de Gemunde ficam a Freguesias de Barca; a Nascente ficam as Freguesias de São Pedro de Avioso e Santa Maria de Avioso; e, por fim, a Poente as Freguesias de Moreira e Vila Nova da Telha.

Esta localidade alia as mais antigas tradições às mais modernas tecnologias. A terra de Gemunde, apesar de eminentemente rural, dá passos rumo à industrialização e planificação urbana. O que contribui muito para isto é o facto de uma grande parte da maior Zona Industrial do país se situar nesta localidade, sendo então uma mais valia para esta Freguesia. Assim, apesar de ter sido sempre referida como uma zona agrícola, notaram-se algumas modificações da Freguesia, tornando-se esta num local com uma forte componente urbana, industrial, comércio e serviços.

Tudo que é construído nesta freguesia tem em vista não ferir a paisagem e preservar o património histórico-cultural.

Os habitantes de cá, Gemundenses, são um povo simpático e muito acolhedor, gostando de encarar o futuro com uma visão ampla, abordando tudo o que é importante para uma Freguesia em franco progresso e crescimento.

Gemunde é dotada de boas infra-estruturas a nível de ensino, lazer e outras, para além de algumas associações, o que vem provar o grande associativismo do povo de cá.

É uma terra de harmonia, onde se pode desfrutar de uma vida saudável e de uma paisagem calma, onde predominam os campos verdejantes e ainda cultivados. Assim, para quem gosta de boas paisagens, deve concerteza, passar por cá, de forma a poder visitar alguns lugares característicos de Gemunde.
publicado por revolucionariosdocastelo às 12:17
link do post | comentar | favorito

.E tu?

Na Vila do Castelo da Maia podes praticar estas actividades. Qual delas praticas?
Futebol
Voleibol
Danca
BTT
Mergulho
Musculacao
Andebol
Basquetebol
Desportos de Combate
Natacao
Outros
  
pollcode.com free polls

.O Castêlo da Maia é uma vila portuguesa do concelho da Maia. É integrada pelas freguesias de Barca, Gondim, Gemunde, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso.

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

.Relógio

.links

.Contador