.posts recentes

. O Grupo está em grande

. Relatório do Inquérito:

. Resumo do Projecto “Cidad...

. Lenda da Campa do Preto

. Junta de Freguesia de Gon...

. São Pedro de Avioso

. Junta de Freguesia de Bar...

. Junta de Freguesia de Gem...

. A Freguesia de Avioso San...

. CASTÊLO DA MAIA, a cidade...

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.As Origens do Topónimo Castêlo

A palavra Castêlo deriva da palavra castro, um povoado fortificado situado no cimo de um monte,enquadrado no período da Idade do Bronze Final até aos Romanos. No local hoje designado de Monte de Santo Ovídio, existiu outrora um castro que foi romanizado posteriormente.Apesar de não existirem no local dados arqueológicos concretos, admite-se a sua romanização,devido ao aparecimento de uma necrópole romana na fábrica junto à rotunda da Via Diagonal. O castro Castelense, segundo alguns autores, era um importante ponto estratégico no território dominado pelo Castro de Alvarelhos a Norte.O castro no período medieval é referido num documento de 1048 como castro avenoso e, tal como outros castros, foi sendo progressivamente num castelo. A actual grafia do termo surge no século XX, anteriormente aparecia, em documentos do século XVI, a designação de Castrelejo, diminutivo de Castro. Castrelejo derivou de Castrelo, que por sua vez, originou, Castello (que se lê como em Castelhano). A nossa distinção de Castêlo da Maia e não de Castelo resulta da evolução da palavra Castro >> Castrelo >> Castello >> Castêlo.

.Patrociníos

Farmácia do Castêlo
Sábado, 1 de Março de 2008

Resumo do Projecto “Cidades Criativas – Castêlo a cidade desporto?”

O nosso objectivo consiste em expor à população da vila do Castêlo da Maia e arredores, o potencial oferecido por esta, abordando essencialmente o tema desporto.

            Deste modo acabamos por cumprir outros objectivos mais específicos, como: a participação no “Concurso das Cidades Criativas”, a interacção com a sociedade que nos rodeia, dinamização da vila do Castêlo da Maia e a conversação com os responsáveis pela vila em questão.

            Desta forma começamos por publicitar o nosso projecto através da criação de sítios na Internet para que desta forma a informação oferecida chegasse mais rapidamente ao público, depois, produzimos inquéritos para conhecer a opinião e os interesses dos jovens da nossa comunidade escolar. Iremos ainda realizar entrevistas aos presidentes das freguesias da Vila, tendo por enquanto resposta positiva de apenas dois, o presidente da Junta de Santa Maria de Avioso e o presidente da Junta de Gemunde. Pretendemos também elaborar um cartaz publicitário, um vídeo que englobe os pontos mais importantes da Vila, um panfleto para posterior distribuição, um breve estudo de cada uma das cinco freguesias, um debate que tem como tema Desporto e a Saúde, um torneio inter-escolas que se encontra em execução, e por fim um livro com o levantamento cultural do Castêlo da Maia.

            Para isto, precisaremos de determinados recursos, como por exemplo, uma Máquina fotográfica digital e de filmar; Computadores com Internet, os quais dispomos nas aulas, em casa e na biblioteca; espaços para realizar as nossas actividades, sendo as escolas do Castêlo da Maia sempre prestativas neste aspecto, contamos com a disponibilização, por parte dos responsáveis, destes espaços; equipamentos desportivos, obtidos a partir das escolas ou das instituições que promoveremos, assim como os prémios e ofertas.

            Assim, surgirão alguns obstáculos, pois, não temos nenhuma experiência no desenvolvimento de projectos, tendo pedir orientação dos nossos professores e todas as pessoas com que nos relacionamos; teremos ainda de cumprir os prazos estabelecidos, o que nem sempre acontecerá, logo teremos de nos organizar rapidamente e prever essas situações, constituindo prioridades e reformulando os prazos de forma ao produto final ou a actividade se publicarem ou realizarem no dia previsto; e por fim ainda temos de conseguir os apoios devidos para a realização do projecto.

            Concluindo, com a realização deste projecto vamos desenvolver várias competências, tais como: aprender como se desenvolve um projecto, que é a principal consequência desta disciplina; incrementar as relações sociais, aprender a trabalhar em grupo, descobrir como se comunica devidamente, dependendo da situação (via diálogo ou correio); desvendar novos conhecimentos informáticos; assimilar saberes específicos para a produção de material publicitário; aprender a fazer inquéritos e divulgar os seus resultados; aprender a organizar um evento. Tudo isto a promover a nossa vila, Castêlo da Maia.

publicado por revolucionariosdocastelo às 11:46
link do post | comentar | favorito

.E tu?

Na Vila do Castelo da Maia podes praticar estas actividades. Qual delas praticas?
Futebol
Voleibol
Danca
BTT
Mergulho
Musculacao
Andebol
Basquetebol
Desportos de Combate
Natacao
Outros
  
pollcode.com free polls

.O Castêlo da Maia é uma vila portuguesa do concelho da Maia. É integrada pelas freguesias de Barca, Gondim, Gemunde, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso.

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

.Relógio

.links

.Contador